Culto

Culto

A Comunhão Eucarística não é um elemento que possa ser acrescentado arbitrariamente à vida cristã; não é necessária só para alguns fiéis especialmente comprometidos na missão da Igreja, mas é vital para todos: só pode viver em Cristo e difundir o seu Evangelho quem se nutre da própria vida de Cristo. A Eucaristia configura-nos com Cristo, faz-nos participantes do ser e da missão do Filho, identifica-nos com as suas intenções e sentimentos, dá-nos a força para amar como Cristo nos pede (cf. Jo 13,34-35).

O sacramento do batismo é fonte batismal e local em que se faz a Páscoa com Cristo.

 O Crisma torna o mistério do Pentecostes visível e pessoal no batizado.

Quando me vou confessar é para me curar, para curar a minha alma. Para sair com mais saúde espiritual. Para passar da miséria à misericórdia.

No sacramento da Unção dos doentes, Jesus, na pessoa do sacerdote, faz-se próximo de quem sofre e está gravemente doente, ou é idoso.

O casamento não é apenas um ato “social”, é uma vocação que nasce do coração, é uma viagem trabalhosa, por vezes difícil, mas os esposos não estão sozinhos pois Jesus acompanha-os.

A piedade popular é o sistema imunitário da Igreja. Salva-nos de muitas coisas. O Povo de Deus é chamado sobretudo a isto: adorar, rezar, caminhar, peregrinar, fazer penitência e nisto sentir a paz, a alegria que o Senhor nos dá (Papa Francisco).